quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A luta pela criação do Parcão


Minha família e eu, participamos da dessa luta, através de caminhadas, abaixo-assinados e plantio de árvores. Comemoramos quando foi anunciado a desapropriação da área, para enfim , abraçarmos nosso querido Parcão.
Vimos diversas pessoas, escoteiros, e ecologistas participando desse momento histórico. E o Movimento Roesseler foi um dos quais vimos participando efetivamente.
Agora, quando a prefeitura faz audiências públicas para mostrar que um " novo Parcão está nascendo", levantando até a possiblidade de implantar a Avenida Florença, eis que nos reeencontramos , nesses eventos, demonstrando a nossa preocupação com uma área de conservação e não de "urbanização."
E no jornal, que já me referi aqui no blog, Arno Kayser (que também acompanhou de perto boa parte dessa história) escreveu um artigo histórico sobre todo o envolvimento da comunidade com a criação desse parque, contando desde o íncio, quando essa área pertencia a Hans Peter Schmitt.
O artigo completo encontra-se no jornal do Roessler e também no sitte www.roessler.org.br, mas reproduzo aqui o trechinho final:
"...Em 1990, foi selado o acordo que permitiu aoprefeito desaproprias a área e pagá-la até o fim do seu mandato.
O Parcão foi batizado com o nome do patrono dos ecologistas, Henrique Luiz Roessler e a prefeitura criou a Fundação Pró-Parque para administrar a área. Seus curadores aprovaram o primeiro plano de manejo do Parcão, afastando uma série de vias públicas previstas no plano diretor, entre elas a famigerada Avenida Florença.
Enquando isso, a natureza trabalhava lentamente na recuperação naturalda área, apoiada por um manejo agronômico inspirado na idéia do ecologista José Lutzemberger. Graças a isto, conseguiu-se recriar em parte a paisagem natural e manter íntegro o velho lote como Hans Peter o recebeu em 1825".
É hora da comunidade se envolver novamente em prol da preservação do NOSSO Parcão....


Fonte da citação de Arno Kayser
in: Jornal do Roessler - Informativo Roessler para Defesa Ambiental - Ano XII-Novo Hamburgo/RS -ago/set 2010

Foto: Adri
Em: 22/08/2010
Local:Próximo a Rua Sapiranga , Bairro Canudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário