sábado, 4 de setembro de 2010

Saiu na mídia...


24 de Agosto de 2010 - 17h16


O Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão de Novo Hamburgo, poderá apresentar novidade nos próximos anos: a Rua Florença está autorizada a ser ampliada para desafogar o trânsito da Rua General Daltro Filho, no coração de Hamburgo Velho.

Esta provável projeção da via partirá da Rua Barão de Santo Ângelo e desembocará próxima à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, junto ao Cemitério Católico.

Com este investimento, Novo Hamburgo receberia alternativa concreta para desviar o trânsito de ônibus e caminhões do histórico bairro de Hamburgo Velho, favorecendo a preservação do patrimônio histórico e incentivando o turismo nesta região do município.

A possibilidade de ampliação da Rua Florença foi destacada no Plano de Manejo do Parque Henrique Luiz Roessler. O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, apresentou os investimentos no Parcão durante audiência com a comunidade hamburguense. Ele salientou que parte das propostas poderá ser implementadas em até 15 anos. Já estão assegurados mais de R$ 3 milhões para melhorias no local.


Postado por Martin Behrend | 17:16 |


Vale Tudo Por Martin Herz Behrend Contato: valetudo@gruposinos.com.br

E mais:

Estudo do Parcão é apresentado aos hamburguenses - 09/06/2010 11:50

Pedel

A Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com a MRS Estudos Ambientais, apresentou na noite desta terça-feira, 8 de junho, na sede da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho, o diagnóstico e os estudos de concepção do Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão). Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no evento e participaram da apresentação e discussão referente ao futuro da maior área verde localizada no centro urbano do Município.

Participaram da atividade o prefeito Tarcísio Zimmermann, a coordenadora geral do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Júlia Ambros, a secretária de Cultura, Anita de Oliveira (coordenadora do projeto de revitalização de Hamburgo Velho) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck (coordenador do projeto de revitalização do centro urbano).

O diagnóstico (aspectos ambientais da área e a determinação das normas e possibilidades de utilização dos espaços, de forma a preservar o equilíbrio natural do parque) e os estudos de concepção (alternativas de propostas para melhor utilização do parque) definem as possíveis intervenções que serão feitas nele. O debate abordou alternativas como o cercamento do Parcão e as áreas onde ficam as nascentes d’água do local. “Nós estamos realizando um conjunto de projetos que necessitam do debate com a comunidade, já que envolvem alterações em espaços públicos. Este trabalho exige muita atenção e muito estudo, embasados na área técnica, mas também na vontade dos hamburguenses”, relatou o prefeito.

Tarcísio também informou que o Plano de Manejo não define alterações que serão realizadas em curto espaço de tempo. “O plano irá orientar as futuras administrações a respeito das possibilidades de alterações no local, já que define as áreas de preservação, de utilização pública e outros parâmetros como projetos de lazer e educação ambiental”, explica. A MRS Estudos Ambientais avaliará algumas alternativas discutidas na reunião e finalizará o Plano de Manejo do local nos próximos meses. Com isso, serão iniciados os projetos executivos. A previsão é que até o final de 2011 sejam realizadas obras no local.
http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57930

Prefeitura apresenta estudo do Parcão para Comissões Públicas

publicado 14/05/2010 às 15:53 - Atualizado em 14/05/2010 às 16:26


Prefeitura apresenta estudo do Parcão para Comissões Públicas thumbnail

O evento tem como objetivo mostrar para a comunidade a importância de que o parque seja uma Unidade de Conservação do Meio Ambiente.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Ocorre nesta segunda-feira, dia 17 de maio, às 16 horas, na sede administrativa do Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão), a apresentação dos estudos de concepção para o Plano de Manejo do parque.

Participam da atividade, além da equipe técnica da Prefeitura de Novo Hamburgo, as comissões públicas do Parcão e de Hamburgo Velho e membros do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente – Compam.

A apresentação será realizada pela responsável técnica pelo projeto, a arquiteta Rosaura Giordano. O diagnóstico ambiental e urbano do Parque é um levantamento de dados que servem de indicativo para as propostas de implantação.

“Queremos que a comunidade entenda que este espaço deve ser muito mais que uma praça, mas sim um local onde a preservação do Meio Ambiente, a educação e a pesquisa possam conviver harmoniosamente com o lazer, o esporte e demais atividades”, explica a arquiteta.

Manejo do Parcão

O Plano de Manejo do Parcão inclui a concepção de alternativas de propostas para melhor utilização do Parque, como pistas de caminhada, ciclovia, cercamento, novos acessos, praça de brinquedos, equipamentos de ginástica, centro e trilhas de educação ambiental, melhorias administrativas, jardins, anfiteatro ao ar livre, sanitários, lancherias, quadras de esporte e estacionamento.

Segundo a coordenadora geral do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado – PMDI, Júlia Ambros, na primeira quinzena de junho será realizada a audiência pública para apresentação do plano à comunidade.

“Após a apresentação, será realizado o projeto de implantação do parque, onde a Prefeitura busca recursos junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e PAC das Cidades Históricas. Concluído o projeto, é aberta uma licitação para contratação da empresa que realizará as obras no Parcão, realizadas com recurso dos BID, verbas de compensação ambiental, entre outros”, explica Júlia.

A previsão é que as obras no local tenham início no próximo ano. “A equipe de técnicos da Prefeitura tem sido incansável na realização de todas as atividades necessárias para que o objetivo principal seja concluído, implantar definitivamente o Parcão para ampla utilização da comunidade”, destaca a coordenadora.

A Revitalização Ambiental do Parcão está incluída no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado – PMDI, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Ele tem como objetivo promover melhorias na infraestrutura urbana da cidade e realizar diversas ações integradas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável de Novo Hamburgo, buscando a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Também fazem parte do PMDI a revitalização de Hamburgo Velho, do Centro Urbano, da Sub-bacia do Arroio Pampa e a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local – PEDEL.

Desde janeiro de 2010 a primeira etapa do projeto de revitalização do Parcão está em execução. O Plano de Manejo do parque objetiva o diagnóstico dos aspectos ambientais da área e a determinação das normas e possibilidades de utilização de forma a preservar o equilíbrio natural do parque, além de disponibilizar este espaço à sociedade para atividades de lazer, esportes, cultura, educação, entre outros.

Também é realizado um novo mapa de zoneamento que destaca cada área do parque para cada tipo de atividade a ser desenvolvida.

O Parque

Criado em 19 de fevereiro de 1990, o Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão) é a maior área verde dentro da zona urbana de Novo Hamburgo, com 51,3 hectares.

Localizado entre os bairros de Hamburgo Velho, Jardim Mauá e Canudos, a área possibilita a preservação dos recursos naturais, a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de programas de educação ambiental, além de oportunizar a comunidade lazer e contato com a natureza. No parque há áreas próximas a cursos d’água, matas ciliares, banhados, pequenos capões isolados, campos e matas.

A flora apresenta árvores nativas da região, como a Timbaúva, a Aroeira-Vermelha, o Gerivá e a Corticeira do Banhado. Na fauna do parque são encontrados pássaros que utilizam a área para buscar alimento, refúgio ou descanso nas suas migrações. Entre as aves encontradas estão a Garça-Branca-Pequena, o Quero-Quero e a Coruja-do-Campo. Mamíferos como Preá, Morcego, Gambá e Tatu, répteis como lagartos e tartarugas e anfíbios como sapos, rãs e pererecas também fazem parte da fauna do local.

Parcão é oficialmente uma Unidade de Conservação

O Parcão é oficialmente uma Unidade de Conservação – UC. O secretário municipal de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, a diretora de Proteção Ambiental, Karina Romariz Batista e o coordenador do Parcão, Udo Sarlet, entregaram ao Prefeito Tarcísio Zimmermann a certidão que oficializa a inscrição do Parque no Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEUC, o que automaticamente o coloca no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.

Segundo Hack, a partir da inserção do Parcão no sistema, a Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM de Novo Hamburgo poderá buscar recursos, como os distribuídos pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente – FNMA, um dos mais importantes instrumentos da política ambiental brasileira.

“Como a maioria dos recursos só são destinados a Unidades de Conservação, vimos a importância de o Parcão ser uma”, explica. Entre os projetos que podem receber investimentos, estão os referentes ao cercamento do local, a definição do Plano de Manejo e a retirada de plantas não nativas do local.

O processo de inscrição do Parcão no sistema estadual iniciou em março de 2007, não sendo finalizado pela falta da existência de uma audiência pública no local, que veio a ser realizada somente em dezembro de 2009. A partir disso, foram reunidos todos os documentos necessários e enviados à Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul – SEMA, que em 18 de março de 2010 certificou o Parque Henrique Luiz Roessler como uma Unidade de Conservação.

Informações da Imprensa da PMNH.

FOTO: reprodução

Fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/geral/2010/05/14

2 comentários:

  1. Dinheiro não se come, nem se respira....

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários... lá pelo final dos anos 90 já se havia encerrado a discussão da abertura da rua Florença, cortando o Parcão... nada como um governo "democrático", preocupado com o meio ambiente para fazer "terra arrasada"... Mas como já diz o líder barbudo desta "turma", uns "bagres não podem impedir o progresso"... O pior é que fazem de conta que estão seguindo a tramitação legal, com audiências, estudos... um belo circo.

    ResponderExcluir