domingo, 7 de novembro de 2010

Caracterização da Flora Arbórea do Parcão





CARACTERIZAÇÃO DA FLORA ARBÓREA DE UM
FRAGMENTO URBANO DE FLORESTA ESTACIONAL
SEMIDECIDUAL NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
Laura Cappelatti1
Jairo Lizandro Schmitt 2


1 Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Indicadores de Qualidade Ambiental - email:
laurac@feevale.br
2 Doutor em Botânica e Professor Titular do PPG – Qualidade Ambiental e do curso de Ciências
Biológicas, Centro Universitário Feevale, Instituto de Ciências da Saúde, Laboratório de Botânica,
RS-239, 2755, CEP 93352-000, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
PESQUISAS, BOTÂNICA Nº 60:341-354 São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2009.

Resumo
No sul do Brasil, no nordeste do Rio Grande do Sul, especificamente na Bacia do Rio dos Sinos, a cobertura vegetal de unidades fitogeográficas do bioma Mata Atlântica está reduzida a menos de 10% da área original. Nessa região,os parques são, muitas vezes, uns dos poucos remanescentes de hábitats naturais em ambientes urbanos, sendo assim importantes para a perpetuação da biodiversidade. No município de Novo Hamburgo, no Parque Municipal  Henrique Luís Roessler, foram realizados inventários florísticos de espécies arbóreas, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008, visando gerar informações para a atualização do seu plano de manejo. As espécies foram classificadas conforme grau de sucessão, modo de dispersão e deciduidade.
Foram registradas 50 espécies arbóreas nativas, pertencentes a 31 famílias.
Quanto ao grau de sucessão, 62% foram classificadas como pioneiras, 20% como secundárias iniciais, 14% como secundárias tardias e 4% como climácicas. Cohttp://portal.mec.gov.br/am relação ao modo de dispersão, 82% foram enquadradas em zoocóricas, 16% em anemocóricas e 2% em autocóricas. Nas categorias de deciduidade, 34 se enquadraram em perenes e 12 em decíduas, sendo que não foi possível classificar cinco espécies por falta de dados. O predomínio da dispersão zoocórica ressalta a importância da manutenção da comunidade animal para a conservação da biodiversidade vegetal do parque.
Palavras-chave: Fragmentação, Parque Municipal Henrique Luís Roessler, Bacia do Rio dos Sinos.

"...Em estudo realizado no mesmo parque em 2001, Marchioretto et al.(2001) constataram um lento avanço da estrutura dos fragmentos florestais do local desde sua criação, na década de 80. Esses autores atribuíram a esse fato questões relacionadas à pressão da zona urbana circundante, através deinterferências no processo de dispersão de propágulos. Segundo Jordano (2000), a regeneração natural de populações vegetais depende fortemente da disseminação de sementes por animais. Assim, medidas de manejo que visem a recuperação da vegetação do parque devem estar associadas ao acompanhamento da fauna local, considerando-se a importância de suas interações...."

Acesse  e leia o trabalho na íntegra:

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário