quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Revitalização????!!!! Com desmatamento de uma área vital ao meio ambiente da nossa cidade???


Parcão, na foto área do Google
Rua Florença dentro do Parcão: www.novohamburgo.rs.gov.br

Área onde se propõem a abertura da Rua Florença
 Curso natural de água onde se quer abrir a rua AlmiroLau
Rua Florença & Parcão


Últimos detalhes acertados para a revitalização de Novo Hamburgo

Audiência ocorreu na terça-feira para definir sobre Centro, Hamburgo Velho e Arroio Pampa.

Paulo Langaro/ Da Redação

Novo Hamburgo - A Prefeitura de Novo Hamburgo realizou na noite de ontem, no plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública final referente as propostas de revitalização do Centro e de Hamburgo Velho e requalificação urbana e ambiental da sub-bacia do Arroio Pampa. No encontro foi formada uma comissão de representantes da comunidade, que irá analisar o texto final dos projetos. Serão investidos R$ 80 milhões na revitalização dos três locais. A metade do valor depende da aprovação por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte virá do PAC 2, programa do governo federal.


Obras devem começar no ano que vem

A coordenadora do Programa Municipal de Desenvolvimento Integrado, Júlia Ambros, afirmou que, após a aprovação dos detalhes de cada projeto por parte da comunidade, as propostas serão enviadas para o BID e ao Ministério das Cidades. "Se aprovados os recursos, começaremos os processos de licitações", disse. Ela projetou que vencidas todas as etapas, o início das obras deverá ocorrer no segundo semestre de 2011. Para a coordenadora, o projeto com maior abrangência social é o da revitalização do Arroio Pampa. "Serão beneficiadas com melhor qualidade de vida mais de 100 mil pessoas", frisou Júlia, que ocupa a função de assessora para Políticas de Desenvolvimento do Gabinete do Executivo.


Como ficará a situação dos moradores

Entre os assuntos mais abordados na reunião de ontem na Câmara estavam o reassentamento dos moradores vizinhos ao Arroio Pampa e a abertura de uma rua que cruzaria o Parcão, no bairro Hamburgo Velho. O prefeito Tarcísio Zimmermann afirmou que os moradores serão reassentados na própria região onde atualmente moram. A audiência pública teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Jesus Martins, além de vereadores e representantes da comunidade.


1 Duas empresas contratas por licitação apresentaram as propostas. A Oscar Escher Arquitetura e Urbanismo trouxe alternativas de revitalização do Centro e de Hamburgo Velho, com corredor cultural com ciclovia, limpeza e reestruturação visual
2 Já a Engeplus Engenharia mostrou a ideia de requalificação do Arroio Pampa, com criação de diques no Canudos e espaços de convivência

3 A revitalização do Centro engloba o Paradão, na Avenida 1.º de Março. A sua estrutura será mantida, mas o local ganhará um novo visual com uma arborização clássica, calçamento revitalizado e proteções nas esquinas, com acessibilidade para cadeirantes

4 Em Hamburgo Velho, o Centro Histórico será valorizado. A Avenida General Daltro Filho, no trecho onde fica a Casa Schmitt-Presser e a Fundação Scheffel terá calçadas ampliadas e trânsito em mão única. Uma ciclovia deve sair do Centro e ir até Hamburgo Velho

5 Na Praça do Imigrante, o espaço ganhará cara nova e limpeza. A pavimentação será valorizada, e será feita recuperação do palco, chafarizes de águas e um grande lago. O Calçadão Oswaldo Cruz e as praças 20 de Setembro e da Bandeira terão um visual limpo e aconchegante

6 Os interessados em conhecer todas as propostas apresentadas nas cinco audiências públicas podem acessar os arquivos no www.novohamburgo.rs.gov.br, no link Guias e Serviços

Fonte: 

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-194,cd-291293,midia-,gal-.htm




Uma empresa de Urbanismo e Arquitetura (Oscar Escher Arquitetura e Urbanismo) foi contratada para apresentar a proposta de desmatar uma área de preservação para abrir uma rua, desafogando o trânsito de HamburgoVelho? Essa foi uma proposta atual, moderna em tempos de economia  sustentável? De empresas comprometidas com o meio ambiente??? Em que todos vimos o documentário: Uma verdade incoveniente de Al Gore???
Não havia uma solução mais ousada, criativa, comprometida com o planeta??? Não ouso pensar esta empresa não conseguiu ir além, olhar para o futuro das  nossas próximas gerações, do nosso planeta,como tantas outras empresas responsáveis estão fazendo.
Convido esta empresa a repensar , inclusive na imagem que terá em frente a sociedade ao  ter seu nome associado ao desmatatamento  uma área de conservação ambiental, tão querida pelos hamburguenses, que batalharam pela sua conquista!
Urgente!!! repensem antes que seja tarde demais ... Vocês com certeza são profissionais séríssímos  e muitíssimos competentes , que acredito que não se deram conta de que estariam indo contra a preservação do Parcão,uma área que foi declarada como sendo de conservação ambiental.  Revendo os seus projetos, serão  tratados como heróis e o exemplo de vocês ecoará pelo mundo afora, nesses tempos de economia global e sustentável, pois estarão revitalizando Hamburgo Velho e preservando o Parcão!!!
As atitudes de vocês serão lembradas para sempre. Sejam elas positivas ou negativas. Farão parte da história de Novo Hamburgo.
E que tal se for por revolucionar.Trazer soluções que englobam a preservação e revitalização, de  uma tacada só! Vai ser digno de mais prêmios e reconhecimentos,e poderão dizer com orgulho aos seus descentes: Fizemos a nossa parte, preservando a natureza, que é realmente vital para todos nós!!!!

Atenciosamente Adriana Backes
Mais informações blog: http://amooparcaodenovohamburgo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário