quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Árvores do Parcão: Açoita-cavalo

flor

semente

fruto

tronco
folhas

árvore
  • Hábito: Árvores
  • Nome Popular: Açoita-cavalo
  • Nome Científico: Luehea divaricata Mart.
  • Detalhes: Família Malvaceae
    Origem: Nativa.
    Características gerais:

    Árvore de grande porte de 15 - 25 m de altura, nativa, com freqüência em formações arbóreas, na submata dos pinhais, matas de galerias e capoeiras.
    Apresenta folhas simples, onde a face superior possui uma cor verde escuro brilhante e a inferior esbranquiçada, com três nervuras muito típicas. A folhagem pelas suas características confere um valor ornamental.
    A floração inicia por volta da segunda quinzena de novembro, mas ocorre com maior intensidade no final de dezembro e até a primeira quinzena de fevereiro. As pétalas das flores são dobradas, conforme vai envelhecendo passam de cor violeta para creme, do interior para a extremidade e apresentando pouca expressividade.
    O fruto é uma cápsula possuindo muitas sementes que não ultrapassam a 1,5 cm de comprimento e apresentam uma pequena assa. A copa é densa proporcionando uma excelente sombra, porém, perde suas folhas por completo, nos meses de agosto e setembro.
    Fotos e texto: Scipioni, M.C.
2004 - Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais / Departamento de Ciências Florestais
Campus Universitário / 97.105-900 - SANTA MARIA, RS, BRASIL
Prédio 44, Sala 5269 / Telefone: 55.220-8444, Ramal 33
Curador: Prof. Dr. Solon Jonas Longhi
Website desenvolvido pela Equipe WWW/Suporte/CPD

Fotos e texto: http://w3.ufsm.br/herbarioflorestal/especie_detalhes.php?nome_filtrado=acoita_cavalo


Mais informações:

O Açoita-cavalo é árvore típica da beira dos cursos d'água e banhados da região. Sua madeira é muito utilizada para fazer formas de sapato. Do chá de suas flores temos um bom remédio para a gripe. Da casca é feito remédio para o reumatismo.
É uma árvore muito ornamental adequada para solos úmidos sendo cultivada em praças e jardins. Sua presença atrai muitos insetos e pássaros, especialmente em fevereiro e março quando floresce. Suas flores são brancas e rosas e muito perfumadas. Os frutos amadurecem no inverno e quando secos abrem para lançar as sementes. A casca seca do frutos, aberta, fico com cinco pontas bem agudas que antigamente eram usadas nos relhos dos cavalos. Daí a origem do nome da espécie, Já seu nome científico é Luehhea divaricata e da sua família é aTiliaceae. Quando adulta ela chega a 10m de altura, formando ainda um a bela copada.


Texto:
AS ÁRVORES DE NOVO HAMBURGO, pág.17
Seção: Árvores nativas da região do Vale dos Sinos
Equipe de Educação Ambiental de Novo Hamburgo  - 2ªedição - 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário