quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Árvores do Parcão: Embaúba

Plantas de interesse econômico e ecológico/Embaúba




Embaúba.
Cecropia hololeuca Miq., Cecropia peltata L., C. glaziovii Snethlage, C. pachystachya Trécul
  • Nomes populares: árvore-da-preguiça, embaúba-branca, embaúva-prateada, umbaúba-branca

A planta

Comum nos estágios iniciais de recuperação de matas degradadas. A embaúba, ou árvore-da-preguiça-possui, mais, o nome de imbaiba.

Usos

  • Alimentação: a embaúba-vermelha (C. glaziovii) é usada na alimentação.
  • Apicultura: flores melíferas. Na base do pecíolo são encontradas em algumas espécies uma tecido mole e rico em substâncias nutritivas, que servem de alimento para as formigas que se hospedam nesse vegetal.
  • Paisagismo: Não é mirmecófila, ou seja não apresenta associação com formigas. As cecropias constituem uma espécie bastante ampla, algumas habitadas por formigas do gênero Azteca.
  • Reflorestamento para recuperação ambiental: frutos são muito apreciados por pássaros, morcegos e outros animais, seus dispersores. Recomenda-se sua utilização em reflorestamentos heterogêneos para o sombreamento de espécies de estágios sucessionais posteriores.

Uso medicinal

Cecropia peltata, C. glaziovii e C. pachystachya são usadas como diurético enérgico, tônico, adstringente e emenagogo.
Empregadas no tratamento da leucorréia, amemorréia, dismenorréia e disenteria. Aconselhadas também nas afecções respiratórias agudas, asma e coqueluche.
Os antigos caiçaras da praia de Maresias, São Paulo, usavam os frutos para males do fígado.

Referências

  • 1 Lorenzi, H. Árvores brasileiras vol. 1, Instituto Plantarum.
  • 6 Lorenzi, H. e Abreu Matos, F. J. Plantas medicinais no Brasil, Instituto Plantarum

Fonte:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Plantas_de_interesse_econ%C3%B4mico_e_ecol%C3%B3gico/Emba%C3%BAba

Mais informações:

Significado de Embaúba

s.f. Botânica. Nome comum a várias árvores da América, de cinco a 10m de altura, eretas, com ramos alternos pouco ramificados. O tronco é cheio de cicatrizes, em que vivem formigas agressivas, do gênero Azteca. As folhas, verde-escuras, ásperas na face superior e esbranquiçadas na inferior, são digitadas, isto é, têm a forma de dedos. As flores são mínimas e agrupadas em espigas. Os frutos, comestíveis, constituem o alimento preferido das preguiças. Uma das espécies tem as folhas lisas na face superior e cobertas de uma pubescência branca na inferior: é por isso conhecida na Amazônia como embaúba-branca. O nome embaúba tem as variantes imbaúba, umbaúba, ambaúba e imbaíba.



 Outras informações:

Embaúba é designação comum a várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia, podendo chegar a 15 m de altura. Pertence ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica. É também chamada de árvore da preguiça, pois seus frutos são alimento preferido por este animal. As embaúbas são árvores leves, pouco exigentes quanto a solo, e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves, são capazes de se dispersarem rapidamente. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros - daí seu nomes castelhanos de hormigo ou hormiguillo.

Sinonímia

Embaúba (embaúva), imbaúba (imbaúva), umbaúba (umbaúva), ambaúba, embaíba, imbaíba.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Emba%C3%BAba_%28%C3%A1rvore%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário