quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Revitalização (?) do Parcão

Novo Hamburgo - Um lugar para curtir a natureza, passear, praticar esportes e se divertir com a família. Com uma área de 51,3 hectares, a maior área verde dentro da zona urbana de Novo Hamburgo, o Parque Municipal Henrique Luís Roessler, mais conhecido como Parcão, terá nova cara a partir do ano que vem. O início das obras está previsto para até julho deste ano e a inauguração para a metade de 2012.
O investimento de R$ 2,8 milhões prevê mais acessos, um pequeno lago, quadra de esporte com vestiário e lancheria, anfiteatro ao ar livre, equipamentos de ginástica para a terceira idade, jardins e muito mais. A ideia é aumentar de 500 para 5 mil usuários nos fins de semana. O projeto básico e executivo que definirá a distribuição dos equipamentos e infraestrutura das zonas ainda está em processo de licitação.
ÁREAS
O Plano de Manejo, aprovado no ano passado, definiu a distribuição das zonas de preservação ambiental, de utilização da população e a infraestrutura do Parcão. Para a preparação do documento foram realizados levantamentos da área como o diagnóstico ambiental, estudos de concepção e diversas audiências públicas. A área de preservação está nomeada como zona restrita e corresponde a 41,7% do Parcão. Não será permitido o acesso da população no local, apenas com guardas florestais. A zona intensiva, com 30,9%, será onde ficarão os equipamentos para ginástica, o anfiteatro, quadra de esporte. Já a zona extensiva com 26,4% terá permitido o acesso livre da população para contemplação da natureza. Já a área administrativa ocupará 0,9% da área, onde o prédio da administração e a sede da educação patrimonial ambiental serão construídos.
Investimentos na segurança
Quem mostrou alegria com a notícia foi o estudante da 5.ª série Bruno Almeida, 11 anos. Ele adora brincar no Parcão, mas conta que alguns dos brinquedos estão quebrados. "Acredito que essa revitalização vai deixar ainda melhor para eu brincar", diz. Sua mãe, Jussara da Silva, 48, concorda com o filho, mas ainda acrescenta que a segurança no local precisa melhorar. "Não deixo ele vir sozinho", pondera. Conforme a coordenadora geral do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (Pmdi), Júlia Ambros, uma pesquisa indicou que muitos hamburguenses não utilizam o Parcão por medo. "Por isso serão colocados equipamentos de segurança, iluminação e melhor sinalização. A intenção é qualificar o parque para o lazer", finaliza.
SAIBA MAIS
O Parque Henrique Luiz Roessler foi criado em 19 de fevereiro de 1990
Já estão garantidos para a execução dos projetos recursos na ordem de R$ 2,8 milhões, oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Compensação Ambiental das obras de extensão do trem ao Município
São possibilidades de criação no Parcão os seguintes espaços: pistas de caminhada, ciclovia, cercamento, novos acessos, praça de brinquedos, equipamentos de ginástica, centro e trilhas de educação ambiental, melhorias administrativas, jardins, anfiteatro ao ar livre, sanitários, lancherias, quadras de esporte e estacionamento

Tags/ palavras-chave:natureza, Novo Hamburgo, segurança, obras, educação, brinquedos, investimento, mãe, filho

Fonte: http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/cidadesregiao,canal-8,ed-240,ct-556,cd-300896,midia-,gal-41888.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário