domingo, 2 de janeiro de 2011

Árvores do Parcão: Corticeira do Banhado




Parcão abriga 50 espécies de árvores nativas

Entre elas, "...a corticeira do banhado (Erythrina cristagalli),  uma árvore pertencente à família das leguminosas e que pode atingir de 6-10 metros de altura.Suas flores são de um vermelho vistoso e seu fruto é uma vagem, também conhecido como legume, com sementes semelhantes ao feijão. Nasce preferencialmente em áreas muito úmidas e até pantanosas. ...A corticeira-do banhado é espécie imune ao corte de acordo com o Código Florestal."
Fonte:
Jornal COMUNIDADE, pág.9
NOVO HAMBURGO, SETEMBRO/OUTUBRO DE 2009 - ANO 2- Nº 8 - FEEVALE 40 ANOS

Natural dos banhados de todo o cone sul esta árvore é das mais típicas deste ambiente. Ela é a árvore nacional da Argentina, que tem muitos terrenos banhados, onde ela prospera. Gosta obviamente de solos úmidos e encharcados. Seu florescimento avermelhado acontece entre outubro e dezembro e sua frutificação vai até o mês de fevereiro. Suas sementes levam vários meses para germinar como que para esperar época sem enchentes. Sua altura chega de 8 a 10 metros. seu nome científico é Erythrina crista-galli da família Papilionaceae. 

Fonte:

AS ÁRVORES DE NOVO HAMBURG, pág. 24
Seção: Árvores nativas da região do Vale dos Sinos

Equipe de Educação Ambiental de Novo Hamburgo  - 2ªedição - 1993

Imagens: árvore:http://www.terragaucha.com.br/c_banhado.htm

Um comentário:

  1. Tudo é tão lindo, o mato é verde, e o desenvolvimento tão cruel... quando nao se mora na frente.
    sou totalmente a favor de projetos verdes, sou partidaria do preservação da natureza, desde que se pense nisto desde do inicio. Fizeram dois bairros ao redor do parcao, uma das zonas mas nobres da cidade, e os moradores nao podem sair a noite porque tem mais ladrao no mato do que arvore.
    A PREFEITURA DEVE ILUMINAR SIM O PARCAO, DEVE ABRIR UMA RUA SECUNDARIA SIM !
    chega de escuridão e medo ! VIVA A LUZ NA BARÃO DE SANTO ANGELO !!!

    ResponderExcluir