sábado, 26 de fevereiro de 2011

Filhotinhos de Quero-quero




Não são muito fofos? 
Filhotinhos que brincavam sob o olhar atento da mãe...
No parcão...
Imagens que valem muitas palavras...


Fotos: Udo Sarlet

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Saíra-de-sete-cores: Esclarecimento


Comentário de Ismael Franz:

Olá,
parabéns pelo blog!

Um esclarecimento: no Rio Grande do Sul, assim como em todo país, temos uma diversidade de nomes populares de animais gigantesca, notadamente para as aves, tão apreciadas e popularmente conhecidas.

A saíra-de-sete-cores mencionada na audiência não diz respeito à essa espécie acima (Tangara seledon). Localmente se conhece outra espécie por esse nome, a saíra-preciosa (Tangara preciosa). Sem dúvida é essa espécie que o senhor tem visto no Parcão. Trata-se de uma saíra mais comum, e não está ameaçada de extinção. Mesmo assim, como todas as demais espécies, representa um elemento da fauna que necessita ser preservado.

Achei importante esclarecer, apenas para informar. Afinal, é muito melhor e mais prazeroso proteger o que conhecemos, não?

Abraços, tudo de bom!

Ismael Franz

Ornitólogo - PUCRS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como seria sem os "ecochatos"?


Penso que sem os "chatos" as coisas poderiam ser bem piores... Como por exemplo se não houvessem os "ecochatos" como eram chamados os ecologistas, (que eram  taxados como exagerados,etc....) me pergunto se ainda teríamos árvores de pé, terra fértil para plantar,   e alguma água potável para beber....
Por isso, penso que não podemos deixar de batalhar por aquilo que acreditamos, por aquilo que queremos conservar, não só com palavras, mas  também com   o exemplo de  nossas atitudes. 
Penso também  que nunca é demais lembrar que  a natureza  não pertence a nenhum político, nem autoridade. Não pertence aos vereadores, não pertence aos prefeitos, não pertencem aos governadores,ou presidente. Eles não  são os  donos. Mas foram eleitos par nos representar e cuidar do que é de todos, inclusive da futura geração. Nós devemos fazer a nossa parte como cidadãos e eles como nossos representantes. E assim deve ser pelo bem de todos.
Dinheiro não se come, não se respira, não se bebe. Para isso precisamos da terra fértil, das plantas, e de água potável. Onde conseguimos isso se não for na natureza? 
Se não fossem  as reivindicações   da nossa cidade para preservar a última área verde  do perímetro urbano ainda teríamos o Parcão?  O pulmão verde  ainda estaria respirando? E sem continuarmos reivindicando e cuidando, ele continuará existindo?  Até quando?

Foto: Arquivo do blog.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apoema Cursos Online






Cursos




CURSO Educador Ambiental Escolar (EAE)


Carga Horária: 60h/a

Responsáveis:Berenice Gehlen Adams (Tutora) e
Daniel José Pegorer de Bem (Desenvolvimento tecnológico)

Sujeito a pequenas alterações que se fizerem necessárias.

APRESENTAÇÃO

O curso foi criado com base em uma percepção sobre a importância de que educadores das séries iniciais necessitam orientação para a inserção da Educação Ambiental. Grandes e louváveis projetos e trabalhos de inserção da Educação Ambiental estão em andamento, e se aprimoram a cada ano que passa, porém, é visível a falta de uma capacitação que favoreça a compreensão da EA como prática pedagógica interdisciplinar, desde a Educação Infantil, conforme rege a Lei Nº 9.795/99 que institui a EA no Brasil. Sendo assim, o principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma compreensão da EA como uma prática interdisciplinar a ser implantada desde a Educação Infantil, prática esta orientada por metodologias e processos de aprendizagem que integrem conhecimento e percepção ambiental de forma integrada às atividades educacionais.

As aulas estarão à disposição no ambiente virtual. O programa totaliza 60h/a.

Este programa é parte integrante do Projeto Apoema – Educação Ambiental, mantido pela Apoema Cultura Ambiental em parceria com o Portal Virtual Amigos da Natureza, coordenado por Daniel Pegorer de Bem, e pretende promover a Educação Ambiental (EA) para professores (de preferência) regentes de classes (Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental), enfocando conhecimento, sensibilização e conscientização, no contexto social, através de curso de capacitação e fornecimento de material didático-pedagógico para a efetivação EA nas escolas.

Pretende capacitar educadores (que estejam atuando, de preferência) para incentivar o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, propiciando conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma interdisciplinar.

Justificativa

A questão ambiental tem sido motivo de grande preocupação devido a inúmeros desequilíbrios ecológicos provocados pelas ações humanas. Para que ocorra uma mudança de postura e de atitudes é preciso promover ações sociais que desenvolvam a sensibilização e a conscientização através da Educação Ambiental.

Um dos oito (8) macro-objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 trata da “melhoria da qualidade de vida e respeito ao ambiente”, e este somente será alcançado se houver ações educativas que promovam mudanças de posturas e de atitudes. A este macro-objetivo, o Instituto ETHOS relaciona indicadores que servem de ferramenta para difundir valores de RSA: indicador 15 – comprometimento da empresa com a causa ambiental, e indicador 16 – Educação Ambiental. Também a Conferência Mundial de Meio Ambiente das Nações Unidas, mais conhecida por Rio-92, enfatiza premissas importantes da Conferência de Educação Ambiental de Tbilisi, e define, através da Agenda 21, pilares de sustentação para o desenvolvimento sustentável, que são eles: EDUCAÇÃO, AUMENTO DA CONSCIÊNCIA e CAPACITAÇÃO.

Portanto, este programa está em consonância com objetivos maiores, construídos por uma coletividade preocupada com a qualidade de vida do planeta, hoje comprometida pelas ações humanas.
Muitos educadores das séries iniciais da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) não têm acesso a programas de Educação Ambiental e este projeto busca minimizar esta lacuna. É preciso educar para o uso consciente dos recursos naturais, valorizar a cultura das populações tradicionais, resgatar a dignidade das famílias.

É muito difícil ocorrerem mudanças se não houver um despertar da consciência ambiental e se não houver uma educação voltada para o desenvolvimento de valores ambientais desde tenra idade. São raras as ações de EA sistematizadas para os ambientes escolares infantis. Neste sentido, o programa supre uma lacuna importante.

Compreende-se ser fundamental buscar, através da Educação Ambiental, despertar os valores que permitam uma vida com qualidade, valorizando a cidadania, incentivando a participação e o compro-metimento da comunidade com a transformação da realidade social e ambiental, capacitando a comunidade escolar e promovendo a formação de identidade e auto-estima pela valorização da herança cultural e ambiental da comunidade.

Será concedido certificado pela Apoema Cultura Ambiental aos participantes que evidenciarem interesse, participação e realizarem as atividades propostas, do início até o final.
 

CURSO - Capacitação de Educação Ambiental em Documentos Referência (CEADR)


Carga Horária: 60h/a

Responsáveis:
Berenice Gehlen Adams (Tutora) e
Daniel José Pegorer de Bem (Desenvolvimento tecnológico)

Sujeito a pequenas alterações que se fizerem necessárias.


APRESENTAÇÃO
O curso foi criado com base em uma percepção sobre a importância de que educadores tenham, não só o acesso e o conhecimento, mas que aprofundem estudos e pesquisas sobre os documentos referências de Educação Ambiental, balizadores desta prática pedagógica cada vez mais essencial, visto que necessariamente a educação deve promover mudanças de postura do ser humano em relação ao meio ambiente em toda sociedade, e a escola tem parte nessa responsabilidade de mudança.

Grandes e louváveis projetos e trabalhos de inserção da Educação Ambiental estão em andamento, e se aprimoram a cada ano que passa, porém, é visível a dissociação de práticas educativas ambientalistas dos seus documentos balizadores, que apresentam seus princípios, seus objetivos, e isto provoca uma série de equívocos, como o principal deles que é o de pensar e aplicar a Educação Ambiental como disciplina. Ao conhecer o processo histórico e os documentos que legitimam a Educação Ambiental, de forma mais aprofundada e vivenciada, esta prática torna-se mais clara, mais transparente, tirando a ideia de a EA ser um acréscimo ao fazer educativo, ou mais uma disciplina - com mais conteúdos - a ser trabalhada nos espaços escolares.

Sendo assim, o principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma convivência educacional com os principais documentos referência de Educação Ambiental que são: A Lei Nº 9.795/99, que institui a Educação Ambiental no Brasil; o Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global; e, A Carta da Terra.

Existem muitos outros documentos importantes, além destes, porém, estes foram selecionados, pois: o primeiro legitima essa prática no Brasil, portanto, trata-se de um documento legal que todos os professores devem ter conhecimento e compreensão; o segundo, que foi criado com a participação de diversas ONGs, por fundamentar o ProFEA (Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais/MMA), amplo programa de formação em Educação Ambiental proposto pelo MMA; e, o último por ser um documento que nasceu pela vontade da sociedade civil mundial em importante evento paralelo a Eco 92, o Fórum das ONG's, agrupando ideias de pessoas e diferentes grupos de mais de 120 países.
As aulas passarão a ser disponibilizadas no ambiente virtual - a ser divulgado posteriormente -, com previsão de dois dias de atividades por semana e cada aula disponível equivalerá à 4h/a, totalizando 60h/a.

Será concedido certificado aos participantes que evidenciarem interesse, participação e realizarem as atividades propostas, do início até o final.

Programa Inicial (sujeito a alterações que se fizerem necessárias):

Será concedido certificado pela Apoema Cultura Ambiental aos participantes que evidenciarem interesse, participação e realizarem as atividades propostas, do início até o final.
 

CURSO - Educação Ambiental nas Empresas e Aspectos Pedagógicos (EAEA)


Carga Horária: 60h/a


Responsáveis:
Berenice Gehlen Adams (Tutora) e
Daniel José Pegorer de Bem (Desenvolvimento tecnológico)

Sujeito a pequenas alterações que se fizerem necessárias.

APRESENTAÇÃO

Resultados de pesquisas apontam algumas lacunas em práticas de EA nas empresas, como por exemplo, falta de referencial quanto aos fundamentos e teoria da Educação Ambiental.
Sendo assim, o principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma compreensão da EA como um processo permanente de aprendizado a ser implantada dentro das empresas a partir de atividades educacionais explorando a legitimação da EA, recursos pedagógicos de EA e elaboração de material didático para sua aplicação.
As aulas estarão à disposição no ambiente virtual - com previsão de dois dias de atividades por semana. O programa totaliza 60h/a.
Será concedido certificado aos participantes que evidenciarem interesse, participação e realizarem as atividades propostas, do início até o final.

Este programa é parte integrante do Projeto Apoema – Educação Ambiental, mantido pela Apoema Cultura Ambiental, em parceria com o Portal Virtual Amigos da Natureza coordenado por Daniel Pegorer de Bem, e pretende promover a Educação Ambiental (EA) para responsáveis e interessados por esta prática educacional a ser desenvolvida em diferentes ambientes empresariais, através de curso de capacitação e fornecimento de material didático-pedagógico para a efetivação EA nas empresas.

Pretende capacitar profissionais que atuam na área de Meio Ambiente ou de Gestão Ambiental nas Empresas para incentivar o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, propiciando conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma interdisciplinar.

Justificativa
A questão ambiental tem sido motivo de grande preocupação devido a inúmeros desequilíbrios ecológicos provocados pelas ações humanas. Para que ocorra uma mudança de postura e de atitudes é preciso promover ações sociais que desenvolvam a sensibilização e a conscientização através da Educação Ambiental.
Um dos oito (8) macro-objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 trata da “melhoria da qualidade de vida e respeito ao ambiente”, e este somente será alcançado se houver ações educativas que promovam mudanças de posturas e de atitudes. A este macro-objetivo, o Instituto ETHOS relaciona indicadores que servem de ferramenta para difundir valores de RSA: indicador 15 – comprometimento da empresa com a causa ambiental, e indicador 16 – Educação Ambiental. Também a Conferência Mundial de Meio Ambiente das Nações Unidas, mais conhecida por Rio-92, enfatiza premissas importantes da Conferência de Educação Ambiental de Tbilisi, e define, através da Agenda 21, pilares de sustentação para o desenvolvimento sustentável, que são eles: EDUCAÇÃO, AUMENTO DA CONSCIÊNCIA e CAPACITAÇÃO.

Portanto, este programa está em consonância com objetivos maiores, construídos por uma coletividade preocupada com a qualidade de vida do planeta, hoje comprometida pelas ações humanas.

A questão ambiental tem sido motivo de grande preocupação devido a inúmeros desequilíbrios ecológicos provocados pelas ações humanas. Para que ocorra uma mudança de postura e de atitudes é preciso promover ações sociais que desenvolvam a sensibilização e a conscientização através da Educação Ambiental.

Muitas Empresas não têm acesso a programas de Capacitação de Educação Ambiental, evidenciando práticas estanques e com pouca fundamentação, e este projeto busca minimizar esta lacuna, pois além da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, é preciso sensibilizar trabalhadores de todos os setores da empresa para que estendam atitudes conscientes e responsáveis além da empresa. É preciso educar para o uso consciente dos recursos naturais, tanto dentro como fora do ambiente empresarial, e a valorizar a cultura da comunidade e do entorno da empresa.

É muito difícil ocorrerem mudanças se não houver um despertar da consciência ambiental, especialmente entre aqueles que não têm acesso a cursos de formação ou capacitação e se não houver uma educação voltada para o desenvolvimento de valores ambientais. São raras as ações de EA sistematizadas para os ambientes empresariais que sejam fundamentadas na Educação ambiental Crítica. Neste sentido, o programa supre mais uma lacuna importante.

Compreende-se ser fundamental buscar, através da Educação Ambiental, despertar os valores que permitam uma vida com qualidade, valorizando a cidadania, incentivando a participação e o comprometimento da empresa para com a comunidade onde está inserida para promover a transformação da realidade social e ambiental, proporcionando formas de organização comunitária, capacitando colaboradores a comunidade, promovendo a formação de identidade e auto-estima pela valorização da herança cultural e ambiental.

Objetivo Geral
Proporcionar uma compreensão da EA como um processo permanente de aprendizado a ser implantada dentro das empresas a partir de atividades educacionais, explorando a legitimação da EA, recursos pedagógicos de EA e elaboração de material didático para sua aplicação.
Objetivos Específicos
- Promover a Educação Ambiental conforme prevista na Lei Nº 9.795/99, que institui a Educação Ambiental como prática interdisciplinar que deve ocorrer em todos os setores da sociedade.
- Promover a melhoria da qualidade de vida na empresa e na comunidade onde a empresa está inserida.
- Capacitar educadores ambientais promovendo o acesso a informações, materiais didáticos e reflexões sobre meio ambiente, ecologia, preservação e reciclagem, através da Educação Ambiental.

Público Envolvido
O programa é dirigido a todos os profissionais que tenham interesse em desenvolver atividades de Educação Ambiental e na melhoria dos processos de Educação Ambiental que ocorrem em ambientes empresariais.
O público direto são profissionais responsáveis por processos educativos e treinamentos nas empresas, e envolvidos no Sistema de Gestão Ambiental Empresarial.

Será concedido certificado pela Apoema Cultura Ambiental aos participantes que evidenciarem interesse, participação e realizarem as atividades propostas, do início até o final.

Para participar de algum dos cursos, efetive o cadastro e aguarde receber a ficha de inscrição para maiores esclarecimentos quanto a forma de participação e formas de pagamento.

Caso houver interesse em cursos in company ou com grupos específicos, ou ainda desenvolver um curso personalizado de EA, consultar pelo e-mail bere@apoema.com.br

Equipe Apoema Cursos online

maiores informações:

com Berenice G Adams

Coordenadora da associação Projeto Apoema - Educação Ambiental: www.apoema.com.br
Editora da revista Educação Ambiental em Ação: www.revistaea.org Editora do blog com ações do Projeto Apoema - EA:http://projetoapoema.blogspot.com/
Tutora dos cursos de Educação Ambiental On-line: http://www.amigosdanatureza.net/apoema/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reverência a Natureza



Que não percamos de vista a nossa criança interior, que percebe a riqueza de  cada detalhe e   fica extasiada diante do que vê:  infindáveis maravilhas  da natureza, que se descortinam diante dos seus olhos, que brilham  imensos,  frente as suas descobertas. Inesquecível a alegria  e a intensidade desses momentos...como bem retratou o artista Donald  Zolan nessas pinturas.
Que possamos levar conosco para o mundo adulto, esse espírito de reverência, curiosidade e extâse diante da vida e da natureza, preservando e defendendo-as para que possamos ser  seus eternos aprendizes e companheiros.
Adriana

Pintura: Donald Zolan


Simplicidade....



Nos idos de 60, assim dizia o verso de uma música popular americana: "Precisamos voltar ao jardim". Se a mensagem era em parte uma referência ao jardim do Éden, também falava da  volta ao essencial, ao simples, ao bem....volta à natureza e a nossa união com ela...
Texto: Terapia da Jardinagem Ted O"Neal -PAULUS- 2000








Pinturas de Donald Zolan