sexta-feira, 4 de março de 2016

Pato

Ilustre visitante visto em 3 de março de 2016 no nosso laguinho junto com as tartarugas.

Inicio de um novo ciclo de minha vida no Parcão

A minha história de vida sempre foi permeada pela história de vida desde parque, que atualmente é tido como uma unidade de conservação. Desde que a ideia de transformar esse lote de 54 hectares em um Parque Público foi lançada, na década de 80,  lá estávamos,  minha família e eu, participando das caminhadas, dos abaixo assinados, para reivindicar esse espaço para a nossa comunidade. A ideia era preservarmos  a natureza dessa área, possibilitando resguardar um local que seria considerado o pulmão verde de nossa cidade. Além disso o mesmo espaço proporcionaria estudos, aprendizados, pesquisas e lazer saudável para toda a família, seja nas caminhadas pelas trilhas, nas voltas de bicicletas, no bate bola,  nas brincadeiras de crianças nas pracinhas, nos piqueniques e chimarrões nas sombras das árvores nativas. 
A fundação oficial do Parcão em 19 de fevereiro de 1990 teve o sabor de vitória e de grande realização para todos que se empenharam nesta aquisição que é de valor imensurável para toda a cidade. Foi uma reivindicação dos moradores da cidade, de movimentos ecológicos, com o apoio da mídia local e que foi ouvida pelas administrações da época. 
Passei a adolescência fazendo caminhadas, meditações, ioga, abraçando árvores, sempre com o espírito de gratidão por ter a rica oportunidade de ter esse espaço verde em nossa cidade.
O tempo passou e eu constitui minha família. Meus filhos cresceram por aqui. Tiveram a oportunidade de conviverem com a natureza deste Parcão, através das trilhas, piqueniques, aniversários, eventos diversos e das aulas de Educação Ambiental oferecidas dentro do Parque através da Secretaria de Educação.
E nesse meio tempo, ingressei como professora concursada em nosso município. Após 13 anos lecionando na escola EMEF Pres. Deodoro da Fonseca, da qual muito me orgulho,  e de  fazer pós em Educação Ambiental pela FURG fui convidada a fazer parte do time de Educação Ambiental  do Parcão, juntamente com a professora Rose. Entrei no lugar da professora Ana, que se aposentou em 2015, Não é preciso dizer que fiquei feliz por demais, pois todos que me conhecem sabem o quanto amo o Parcão de Novo Hamburgo, tanto que em  2010 lancei esse blog para compartilhar , alegrias, reivindicações, eventos, pesquisas. aprendizados, conhecimentos.
Conheci pessoas maravilhosas neste tempo que também batalham pelo meio ambiente e pela Educação Ambiental e aprendi muito com elas e fiz lindas parcerias de trabalho. Não vou nomear para não falhar em esquecer de citar alguém. Agradeço de coração a todos que participaram dessa  caminhada até aqui e  também as pessoas  que me oportunizaram a trabalhar neste lugar, neste querido Parcão. Retribuirei com muito trabalho, cuidado, dedicação, carinho, empenho recebendo bem a todas as crianças e adultos que aqui vierem, compartilhando de experiencias, vivências  e aprendizados.
Por fim, quero dizer  que penso que a vida é mesmo maravilhosa e misteriosa! Jamais imaginei nas minhas caminhadas e nos abiaxo assinados que recolhíamos pela cidade, lá em mil novecentos e antigamente, que algum dia estaria fazendo Educação Ambiental neste lugar que haveríamos de conquistar!!! De fato a vida vai seguindo seu fluxo! E de  coração e alma vamos cumprindo a nossa missão,juntamente aos nossos irmãos de jornada. Novamente e sempre gratidão!

Meu filho Pedro Guilherme em 1996


1996. As árvore plantadas no fundo. Hoje estão enormes

Piquenique de aniversário  em 2010

Aniversário em 2010

Subindo nas árvores: filhos, amigos dos filhos e sobrinho

Caminhada AMO 2010

Caminhada da AMO
Caminhada AMO novembro de 2010

Pés no chão 2010 com Movimento Roessler 2010
Plantas comestíveis: trocando conhecimentos com Movimento Roessler 2010

Plantas comestíveis: trocando conhecimentos com Movimento Roessler 2010
Sábado letivo da EMEF Pres. Deodoro da Fonseca 2011

Teatro em homenagem ao Parcão 2010

Um dia no Parcão 20111 na Semana do Meio Ambiente, com Rose e Ana,
maravilhosas professoras de Educação Ambiental do Parcão e
Marisa grande parceira de projetos pedagógicos.
Um dia no Parcão com colegas da escola EMEF Pres. Deodoro da Fonseca
Evento organizado pleo Movimento Roessler.

Juramento de Henrique Roessler

Henrique Roessler, ecologista gaúcho que foi homenageado ao se dar seu nome ao Parque