sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Proteção as borboletas...


Ilustre visitante da Semana Literária...

Proteção as borboletas

Eu sou como a borboleta
Tudo o que eu penso é liberdade
Não quero ser maltratado
Nem exportado deste meu chão
Minhas asas, minhas armas


Não servem par ame defender
As cores da natureza pedem ajuda 
Pra eu sobreviver

Você que me vê voando 
Como a paz de uma criança
Você sabe a minha idade

Eu sou a esperança
A ordem da humanidade
Não deve ser destruída
Quando eu voar me proteja
Sou parte da sua vida


Turmas dos 2ºs anos da profª Valda e profª Adriane, pedindo proteção as borboletas.

Em qualquer lugar que elas estejam , seja no Parcão, na rua ou na nossa casa, nada mais bonito do que vê-las voando livres, leves e soltas. 
Ainda não consegui fotos delas no Parcão.  Mas já vi inúmeras de diversas cores e formas.
Aproveito para deixar a dica de como tê-las em nossa casa:

Padrão Como ter borboletas no jardim





Ter borboletas no seu jardim, assim como pássaros, é uma relação de troca.
Elas alimentam-se do néctar, e em troca ajudam na polinização.
Também se alimentam de frutos e da seiva que se solta de algumas árvores.


As lantanas, maria-sem-vergonha e as sálvias são as preferidas das borboletas.

O ideal é que as flores tenham cores vivas com amarelo, laranja, rosa, roxo ou vermelho.




O segredo é ter as flores sugeridas para abrigar as lagartas, antes de virarem borboletas adultas. Quanto às lagartas, apesar de comerem partes das folhas,
não chegam a causar grandes prejuízos.
O máximo que podem causar é um desfolhamento das plantas, o que raramente mata as plantas.
O dano é pequeno e as plantas brotarão de novo na próxima florada.


Anote:


Colocar bananas ou abacaxis passados em comedouros ou próximos às árvores ajuda a atrair espécies frugíforas (que comem frutos); Gramados são úteis para as borboletas botarem seus ovos nas ervas que nascem em meio às suas folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário