quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

365 Convites para conexão com a natureza.

O texto abaixo foi publicado pela educadora ambiental, escritora e editora Bere Adams, no Jornal NH em 07 de janeiro de 2013, republicado aqui neste blog no dia seguinte e que agora publico novamente, porque continua sendo um tema muito  atual e cada vez mais necessário e por isso está presente  em muitas literaturas, mídias e trabalhos pelo mundo afora! Neste texto, Bere Adams faz a proposta de encontrarmos espaço em nossas agendas para "contatos imediatos com a natureza". Com a pandemia, com o corre-corre diário nem sempre conseguimos o tempo que gostaríamos de deixar e o lugar que gostaríamos de estar, mas talvez alguns minutos pela janela, no quintal, na rua, podem fazer a diferença pra nossa saúde física, mental e espiritual . E para crianças a orem é brincar na natureza. Na pandemia deve ser de forma segura, como mandam os protocolos sanitários,  enfatizando que estar na natureza, ao ar livre é indicado por médicos e pediatras, que colocam que estar ao ar livre é mais indicado do que em ambientes fechados. 

Então aqui no blog farei convites e propostas para esses "contatos imediatos", conexões e brincadeiras na natureza, como foi sugerido por ela e por um número cada vez maior de especialistas em educação, pediatras, médicos, filósofos, ambientalistas, jornalistas, movimentos como Criança e Natureza, o documentário, o Começo da Vida lá fora 2 (onde a educação voltada para a  criança na natureza em Novo Hamburgo é  um dos destaques), Instituto Alana, Ser Criança é natural para citar algumas das referências para nos inspirar  e fazermos trocas de aprendizados, experiências e vivências. 


Segue o texto

Um 2013 mais pé no chão Por Bere Adams 

Você se lembra qual foi a última vez que andou de pé no chão, diretamente na terra? Poucos vão responder que sim, dizendo que fazem isto com certa frequência, outros dirão que não, pois isso não acontece há muito tempo e muitos dirão simplesmente que não se lembram.  Esta mesma resposta será dada para diversas perguntas relacionadas aos nossos “contatos imediatos com a natureza”, como por exemplo: Qual foi a última vez que você tomou um gostoso banho de chuva (não vale os inesperados)? Quando você colheu uma fruta do pé, ou uma hortaliça? Quando foi que você afofou a terra para plantar? As nossas respostas para estas questões, na maioria, são negativas, pois vivemos em um sistema que nos retira do colo da mãe Terra de uma forma que nem sequer percebemos. Aos poucos somos “raptados” do nosso “estado humano natural” para sermos incluídos no sistema social de produção, quer seja de bens materiais ou prestação de serviços, não importa. O que mais me preocupa nisso tudo são as conseqüências que este distanciamento com a Terra provoca na humanidade, e, sobretudo, no meio ambiente. Estamos tão distanciados que nem nos impressionamos mais o caos ambiental que nos rodeia... Estamos “anestesiados” desta realidade por estarmos distanciados dela. Pelo bem do Planeta e de todos nós, precisamos voltar a nos sentir TERRA. Vamos incluir a Terra em nossas agendas: marcar horários com parques, rios, campos, com os nossos quintais, com o ar LIVRE, com os pés no chão. Temos 365 dias e a melhor hora de planejarmos como eles serão é agora!meu ip

Obs: Me propus a fazer essas 365 conexões com a natureza, tanto pessoalmente como profissionalmente. Então as primeiras conexões foram  publicadas na página do local onde trabalho, junto com a equipe de lá.. Como estamos de férias e eu desejava seguir com os convites,  resolvi fazer pelo meu blog, afinal o Parcão é uma unidade de conservação da natureza! Um maravilhoso lugar de nossa cidade para fazermos essas conexões, sempre que possível! E quando não for, vamos fazer as conexões onde quer que estejamos! 

Fonte: 

http://projetoapoema.blogspot.com.br/ meu ip

http://amooparcaodenovohamburgo.blogspot.com/search/label/P%C3%A9%20no%20ch%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário