sábado, 20 de novembro de 2010

Bons ventos as levem .. sementes, idéias, iniciativas, ações...

Simbolo do blog: referência as sementes espalhadas pelo vento...

 Espalhando as sementes:


Podemos caracterizar como disseminação  o espalhamento natural das sementes das plantas pela superfície terrestre.
Para que as plantas se reproduzam, a natureza se encarrega de espalhar suas sementes, através da ação dos ventos, das águas ou de pequenas aves e insetos, assim, as mesmas são levadas para outros lugares.
As aves levam as sementes através do bico ou quando essas caem sobre seus corpos, ficando presas às penas. Ao chegarem à outra localidade, em razão dos movimentos que fazem, as sementes caem sobre a terra.
Os pássaros também carregam as sementes após ingeri-las, com isso defecam as mesmas em outros lugares.

As aves transportam as sementes no bico ou nas fezes
Os insetos, como as abelhas, joaninhas e borboletas, são responsáveis pela polinização das plantas, pois levam o grão de pólen para dentro do estigma, dando origem a uma nova planta.

Insetos carregam o grão de pólen
Os ventos sopram as sementes mais leves para bem longe, e essas vão sendo carregadas para outros lugares, bem distantes de onde saíram.

A ação dos ventos também leva as sementes
Algumas plantas ajudam a natureza, espalhando suas próprias sementes. É o caso da mamona, que estoura e arremessa longe as sementes que estão dentro do seu fruto.

A Mamona, quando madura, estoura e arremessa as sementes
O mesmo acontece com as águas. As sementes que caem e não são arrastadas pela ação dos ventos ficam na superfície do solo. As águas das chuvas, quando bem volumosas, arrastam as sementes para outros lugares, através da força de suas águas. Já as sementes que caem nos rios são levadas pelas correntezas, indo parar nas margens dos mesmos, dando origem a novas mudas.

As sementes são arrastadas pelas águas das chuvas e dos rios
As sementes também brotam através da umidade natural do solo, dando vida a novas plantas.
O homem também se encarregou de organizar as plantações, desenvolvendo técnicas próprias para isso. Através do plantio, o homem semeia as sementes na terra, que já deve estar preparada, adubada e úmida. Durante o processo de crescimento das plantas, a região de plantio deve ser irrigada, retirando as pragas e cuidando do solo, para que as mesmas nasçam saudáveis.
Disseminação
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Fonte:
http://www.escolakids.com/disseminacao.htm


Vamos todos espalhar  as nossas sementes, ou seja, as nossas idéias,  exemplos, conhecimentos, inovações. Para que brotem novas idéias, consciencias soluções, ações e juntos possamos colher resultados como preservação,  economia sustentável e justa, responsabilidade ambiental .enfim, para que floresça um mundo mais harmonios,justo e bom de se vivier, para todos!.

Para relfetir:
Para nascer um novo Brasil, humano, solidário, democrático, é fundamental que uma nova cultura se estabeleça, que uma nova economia se implante e que um novo poder expresse a sociedade democrática e a democracia no Estado.
Betinho - Sociólogo
http://www.apoema.com.br/informe_apoema81.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário